O MoPOP – Museum Of Pop Culture em Seattle é um museu que tem várias exposições tanto de astros da música, como Jimi Hendrix (que nasceu em Seattle), até exposições com artigos de filmes e televisão, com destaque para o Star Trek, Jornada nas Estrelas, que tinha uma sessão do museu dedicada a ele.
Esse foi o primeiro ponto turístico que visitamos, e compramos lá mesmo o Seattle CityPass. Além da entrada no MoPOP – Museum of Pop Culture, o Seattle CityPass dá direito a entrada em outras atrações turísticas que queríamos conhecer.
Existem algumas entradas para o museu, nós entramos pela West Entrance (onde compramos Seattle CityPass), e começamos o nosso tour pela sessão Fantasia, em inglês chamada de Fantasy: Worlds of Myth and Magic.
MoPOP – Museum of Pop Culture – Fantasia
Logo na entrada, em exposição uma roupa usada por Judy Garland, como Dorothy Gale, no filme O Mágico de Oz.
Em exposição também a roupa do personagem Leão Covarde. A roupa foi feita de pele de leão de verdade, e isso dificultava a atuação do ator, devido as luzes do estúdio de cinema MGM serem muito quentes para ele. Tudo isso está explicado em uma placa ao lado da roupa.
Para os fãs de O Senhor dos Anéis, haviam algumas espadas do filme em exposição.
Saindo de lá, subindo as escadas, está a sessão do Jornada nas Estrelas, chamada de Star Trek: Explore New Worlds com um grande acervo do seriado e filmes da série, em comemoração aos 50 anos.
MoPOP – Museum of Pop Culture – Jornada nas Estrelas
Para quem tiver curiosidade, há desde uma curta biografia do criador do filme, até a história de como tudo começou, e a importância de Jornada nas Estrelas.
Quanto custa a diária de hotel em Seattle?
Clique aqui para ver o preço de hotéis em Seattle!
Nós sempre reservamos nossas viagens pela internet. Ao longo dos anos, usamos vários sites de reservas, mas chegamos ao Booking.com que consideramos o mais fácil de usar, com informações e instruções mais claras. Confira você mesmo e veja o que você acha.
Em exibição, muitas roupas e artigos utilizados pelos personagens ao longo de todos os filmes e temporadas do seriado.
Nossa próxima parada foi na parte dedica a música. No corredor, há uma escultura impressionante montada com inúmeras guitarras, baixos, violões, teclados, e outros instrumentos musicais.
MoPOP – Museum of Pop Culture – Música
A primeira visita foi a exibição de Jimi Hendrix. Várias fotos do artista, objetos como roupas, guitarra e violão utilizados por ele estão em exposição.
MoPOP – Museum of Pop Culture – Jimi Hendrix
Páginas de seu diário, com anotações feitas por Hendrix também podem ser vistas, assim como sua bolsa de viagem, e até uma mesa de mixagem de seu famoso estúdio Electric Lady.
Continuando nosso passeio pelo MoPOP – Museum of Pop Culture, fomos ver a exposição de David Bowie. Essa exposição não era permanente e, acredito eu que entrou temporariamente, no lugar da exposição do Nirvana (que eu queria muito ver).
MoPOP – Museum of Pop Culture – David Bowie (Exibição Temporária)
A exposição do David Bowie tinha 65 fotos em exibição, de várias épocas do cantor.
Tinham também várias televisões modelo antigo, passando filmes e video clips de músicas de Bowie da época do Ziggy Stardust.
Depois, entramos rapidamente em uma exposição sobre video games, patrocinada pela Nintendo. Haviam alguns video games para quem quisesse jogar.
MoPOP – Museum of Pop Culture – Video Games
De lá, subimos para o Sound Lab. Com várias cabines abertas, e algumas fechadas, o visitante pode escolher dentre vários instrumentos, e tocar.
MoPOP – Museum of Pop Culture – Sound Lab
Havia guitarra, teclado, bateria. Eu testei e confesso que adorei.
Escolhi uma cabine com teclado, depois escolhi o ritmo da música que queria que tocasse no computador, e fui tentando tocar o teclado simultaneamente. É claro que não entendo nada de instrumentos musicais, mas foi divertido entrar na brincadeira. Uma ótima idéia do MoPOP – Museum of Pop Culture.
A essa altura já tínhamos visto muita coisa interessante, mas ainda faltavam as exibições de Horror e de ficção científica, que estão localizadas uma ao lado da outra no MoPOP – Museum of Pop Culture.
MoPOP – Museum of Pop Culture – Ficção Científica e Terror
Começamos pela exposição de ficção científica, chamada de Infinite Worlds of Science Fiction. Entramos dentro de um ambiente que simulava uma nave espacial, com sons e iluminação especiais.
Havia bastante coisa legal para ver lá, vimos uma série de objetos e roupas utilizados em filmes como Alien, Blade Runner, e Terminator, o Exterminador do Futuro.
Em exposição, 3 dos skateboards usados nos filmes De Volta Para o Futuro.
Vimos também objetos do filme Os Caça-Fantasmas: a armadilha para atrair os fantasmas, a mochila de prótons, e a placa, que eles colocavam na frente do estacionamento. Tudo muito interessante.
Na exposição de Horror, que fica ao lado, também vimos várias coisas interessantes. Uma blusa utilizada por Freddy Krueger, do filme A Hora do Pesadelo.
A máscara e a roupa usadas por Jason, da série Sexta-Feira 13, e máscara de Michael Myers da série Halloween.
O último local que visitamos, foi a exposição Hall of Fame. Vimos a jaqueta usada pelo Indiana Jones, vestuários do filme Tron, uma blusa usada pelo Spock em Jornada nas Estrelas, e outros.
MoPOP – Área Central
As várias áreas e exposições do museu são conectadas por uma praça central que parece uma casa de shows, com iluminação, som alto, e telões aonde passam filmes e video clips. Em uma das vezes que passamos lá, os telões estavam mostrando o video clip da música Thriller do Michael Jackson, acompanhado de uma entrevista com o diretor John Landis.
MoPOP – Lojinhas
O museu tem duas lojas de souvenirs, uma no andar de cima, e outra no andar de baixo, e possuem uma variedade enorme de produtos inspirados em cultura popular, filmes, televisão, e música.
Conhecer o MoPOP foi muito divertido. Eu recomendo a todo mundo que vai a Seattle. Como há várias diferentes exposições, com muita coisa interessante para ver, reserve algumas horas para poder aproveitar bem o museu.
Endereço do MoPOP:
325 5th Avenue N Seattle, WA 98109 at Seattle Center
IMPORTANTE: dependendo de quando você for visitar o MoPOP, as exibições podem ser diferentes das que nós vimos. Com certeza, serão sempre relacionadas a cultura popular, e acredito que sempre valerá a pena visitar, porém para conferir as exibições que estarão expostas quando você for, e mais informações do MoPOP – Museum of Pop Culture, como horário de funcionamento, consulte o site oficial do museu, clicando aqui.
O MoPOP está localizado ao lado do Space Needle, e perto do museu de esculturas de vidro Chihuly Garden and Glass.